Call
Ask an Expert
Tel: +1-281-673-2800
Fax: +1-281-673-2931
Find an Office
Email
Email Us

Certificações Durante a Pandemia do COVID-19

Certificações ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 45001

Renovações

O ABS QE estabeleceu que para este período de pandemia do COVID19, será possível optar por conduzir as auditorias de renovação do certificado de forma remota, seja parcial ou totalmente remota

Caso a empresa opte por realizar a auditoria remota, o Planejamento para tal deverá ser discutido diretamente entre a empresa e o auditor líder para que este avalie as Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis para avaliação de cada processo planejado para ser auditado e defina pela realização auditoria completa ou parcialmente remota

Para o caso de definição pela auditoria remota parcial, a avaliação remota será realizada em parte das datas já previstas (para os processos de Gestão e Suporte), enquanto a complementação da auditoria on-site (processos de realização de produtos/serviços) seria realizada em até 180 dias da data de finalização da auditoria remota. Nessa situação o certificado somente será publicado após a complementação da auditoria presencial.

Se a empresa optar por realizar uma parte da auditoria de renovação de forma remota, para que possamos estender a validade do certificado em até 180 dias, será necessário realizar a análise off-site de documentação relacionada à Gestão do escopo certificado, avaliando registros de Análise Crítica pela Direção e Planejamento e Registros de execução de Auditoria Interna para poder conceder a extensão de 180 dias para a validade do certificado, gerando um certificado temporário.

Para que isso ocorra mandatoriamente a documentação deve ser enviada e aprovada antes da expiração do certificado regular.

Manutenções

O ABS QE estabeleceu que para este período de pandemia do COVID19, será possível optar por conduzir as auditorias de monitoramento do certificado de forma remota, seja parcial ou totalmente remota

Caso a empresa opte por realizar a auditoria remota, o Planejamento para tal deverá ser discutido diretamente entre a empresa e o auditor líder para que este avalie as Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis para avaliação de cada processo planejado para ser auditado e defina pela realização auditoria completa ou parcialmente remota.

Para o caso de definição pela auditoria remota parcial, a avaliação remota será realizada em parte das datas já previstas (para os processos de Gestão e Suporte), enquanto a complementação da auditoria on-site (processos de realização de produtos/serviços) seria realizada em até 90 dias da data de finalização da auditoria remota.

A definição do tempo proporcional aplicado para auditoria remota e on-site deverá ser feita pelo Auditor Líder.

Novas Certificações, Transferências ou Expansões de Escopo: Auditoria de Fase I pode ser realizada totalmente remota e Auditoria de Fase II poderá ser totalmente ou parcialmente remota, dependendo do escopo a ser certificado.

PBQP-H

Por enquanto não há um posicionamento oficial do Ministério das Cidades quanto auditoria na obra de forma remota, com isso somente a parte de escritório pode ser remotamente auditada.

SASSMAQ

A realização de auditoria está suspensa até 30 de maio de 2020, conforme determinação da ABIQUIM, porém solicitação de propostas continua sendo aceitas. Os certificados com vencimento de 01 de março até 30 de maio terão a validade ampliada em 90 dias.

IATF 16949

O IATF não permitiu auditorias de forma remota, porém a Manutenção pode ter uma extensão de 90 dias e a Recertificação pode ter uma extensão de 90 dias com possibilidade de mais 30 dias.

AS9100

O uso de Auditoria Remota não pode exceder 30% do tempo total de auditoria, a menos que seja aprovado pelo ANAB ou IAQG, porém durante a Pandemia de COVID19, exclusivamente para Recertificações e Manutenções, poderá ser feito até 100% nesta modalidade.

Planejando uma Auditoria Remota

O Plano de Auditoria enviado ao cliente identificará as TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação específicas a serem utilizadas para cada área de auditoria. Uma avaliação de risco em relação as TICs são elaboradas pelo Auditor do ABS Group e requisitos adicionais de Segurança e Confidencialidade são acordados com o Cliente da Auditoria Remota.

O que são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)?

Qualquer plataforma de tecnologia virtual que permita que o objetivo da auditoria seja alcançado. Esses incluem:

Tecnologia de transmissão ao vivo na Web, como Webex, Zoom, MS Teams, GotoWebinar e GotoMeeting.

Transmissão ao vivo emparelhada com a tecnologia móvel, como um smartphone ou tablet com recursos de vídeo (por exemplo, WhatsApp, Skype ou Facetime).

Depoimento de Auditoria Remota já realizada pelo ABS Group Brasil

"Nossa auditoria foi muito bem conduzida, remotamente, pelo ABS Group e nos permitiu manter nossa Certificação ativa durante esse período tão complicado. A mudança no esquema nos empurrou a nos preparar ainda mais e o time estava mais engajado ainda."

ARVOREDO INCORPORADORA, Sebástian Miles, Sócio – Proprietário.

Back to top